Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A brasa ardente que move um coração vocacionado ao sacerdócio é a oração!


Desejo trazer um texto que escrevi para o Blog do Deus Proverá do Seminário São José de Niterói em Julho de 2008 e que sempre gosto de voltar a ele para meditar.

 


Talvez pudéssemos olhar a vida pulsante de uma comunidade religiosa a partir de uma perspectiva central: a vida de Oração! A qualidade da oração numa comunidade é o motor do ânimo vocacional de cada seminarista. Naqueles momentos onde a alma encontra com Aquele a quem almeja, o tempo passa do relógio para a eternidade sem que se sinta essa transição, mas percebe-se profundamente que algo já não é mais o mesmo.

Todas as coisas em volta têm sua coloração esmaecida quando o coração de um seminarista se põe verdadeiramente diante de seu Deus. Parece que a entrega consagrada de sua vida misteriosamente foi antecipada e que seu coração arde de amor e zelo, mesmo que seu corpo já não responda com atenção àqueles momentos que se passam diante do grande amor de Deus.
Um mistério único que preenche, do nascer ao pôr-do-sol, a alma que, desejosa de se consagrar totalmente, encontra na oração um modo de pertença intima e completa que embora se encerre no tempo alcança o coração de Deus pelas mãos da Virgem Maria.

Em coro, as vozes uníssonas se unem à Igreja que reza sem cessar e no silêncio, o coração arde de amor secretamente. E mesmo que todos os defeitos de sua alma lhe sejam mostrados pela misericórdia providente do Altíssimo, tem seus olhos inundados pelas lágrimas suplicantes que esperam atentamente que Deus lhe venha ao auxilio para lhe ensinar novos caminhos para Ele.
E mesmo quando custa muito rezar, o coração consegue erguer-se com humildade e dizer: "mas mesmo assim eu estou aqui e te amo!" e pedindo que o Senhor socorra, descansa em seus braços sentindo-se seguro.

Em cada momento onde o amor é forte a ponto de deixar as marcas da cruz impressas no espírito, a oração traz uma alegria no olhar e uma luz na alma que produzem uma certeza que brota no coração: "Cristo me chamou, Cristo está comigo e Cristo me espera"!

E ali, cansado e abatido, pões sua alma de guarda e vigia esperando a hora em que o seu Senhor irá chegar para separá-lo de uma vez por todas e serão finalmente um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário