Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Prova de amor maior não há que doar a vida pelo amigo”


Pensava no mistério de Deus que insiste em nos surpreender com momentos e pessoas que não imaginávamos, mas que tanto necessitávamos. Pensei na paróquia, nos paroquianos, nos amigos mais próximos, em mim e, finalmente no grande Dom de Deus que agora nos une. Que belo mistério que celebramos!

Não deve ser a paróquia um pouquinho de nossas casas? Aqui deve acontecer o mistério do amor: prático e gratuito. Cada um dos paroquianos que aqui se reúne para amar a Deus sobre todas as coisas deverá sempre buscar a reciprocidade concreta. Cada amigo que daqui se aproximar deverá antes se aproximar de Deus. E eu – este pequeno e frágil instrumento – devo buscar viver e ensinar a viver esse grande dom: a Amizade!



Mas esses elementos: Amor prático e gratuito; reciprocidade concreta; proximidade com Deus; e, por fim, pequenez são os ingredientes de uma Verdadeira Amizade em Cristo. Nisto todos se igualam e são importantes, porque todos, Absolutamente todos, podem oferecer o dom da Amizade!

É óbvio que nem sempre os amigos fazem o que queremos, mas é certo que todos os amigos sempre buscam fazer o bem. É certo que nem sempre os amigos são tão bons como pensamos ou o quanto desejamos, mas eles sempre buscam fazer o melhor que podem, e por isso são bons ao seu modo. Também os amigos nem sempre são capazes de ser tão grandes quanto imaginamos, mas, às vezes, o que precisamos é de alguém que consiga ser tão pequeno a ponto de chorar ou rir conosco em todos os momentos.

Em fim, o que a nossa paróquia – e me sinto feliz e honrado ao dizer “nossa paróquia” – precisa é do grande dom da Amizade que, diante de Deus, nos torna todos iguais.

Por isso, nossa proposta pastoral não pode e nem deve ser outra senão a de deixarmos para lá tudo aquilo que não constrói essa Amizade. Conto com vocês, cada um de vocês, para juntos construir sobre o sólido alicerce da Amizade, uma paróquia na qual possamos receber e transmitir o Grande Dom de Deus.

A Virgem Santíssima, nossa Grande Amiga, porque é mãe, nos assistirá com sua Onipotência Suplicante neste belo caminho que vai requerer nosso esforço.

Com Maria para construir na Amizade uma paróquia que cresce em Santidade!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário